No início, reinava a paz no Planeta Coração. O sangue corria livre pelas veias e artérias, fazia chegar o oxigénio e os nutrientes a todos os órgãos, e funcionava sem esforço mesmo quando era necessário bater mais depressa.
Para isso, contava com o apoio de heróis que ajudavam o Planeta Coração a trabalhar melhor e a reduzir o risco de doença cardíaca. Esses defensores da Saúde Cardiovascular patrulhavam o Planeta Coração assegurando uma série de Bons Hábitos.
No entanto, com o passar dos anos, foram aparecendo uma série de vilões que começaram a ameaçar a paz no Planeta Coração.
Cereal da família dos Integrais, famosos por combaterem o colesterol e defenderem a harmonia da pressão arterial sistólica.
Sabia que... a quinoa pode ser cozinhada tal e qual como o arroz e constituir um excelente e nutritivo acompanhamento. Tem a vantagem de não ter glúten e ser uma fonte rica de potássio, contribuindo para regularizar os batimentos cardíacos.
Com o poder da vitamina K protege as artérias e garante uma boa coagulação do sangue, projetando raios de nitratos que reduzem a pressão arterial.
Sabia que... o consumo de espinafres numa salada, sanduíche ou na sopa pode favorece a redução quer da pressão arterial, quer da rigidez das artérias, ajudando a prevenir a doença cardíaca.
Projeta raios ricos em ácidos gordos que ajudam a diminuir o risco de enfarte, AVC e arritmias.
Sabia que… o consumo de peixes, como a sardinha, ricos em Ómega-3, ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL) e a aumentar o bom colesterol (HDL), reduzindo o risco de doença cardíaca.
Conhecido pela sua descontração antioxidante, utiliza os seus super-poderes para diminuir o stress oxidativo e o risco de inflamação.
Sabia que… as propriedades antioxidantes dos morangos ajudam o músculo cardíaco a regularizar a pressão arterial. São uma fruta de época, excelentes para comer no mês de maio. No entanto, pode congelá-los e consumi-los todo o ano em batidos, iogurte e saladas.
Herói
Conhecido como “o Terror do Mau Colesterol (LDL)”, está armado com potássio até aos dentes para diminuir a pressão arterial e o risco de síndrome metabólica.
Sabia que… De acordo com um estudo publicado pela American Heart Association, bastam duas porções de abacate por semana para reduzir o risco de doença cardíaca.
Sempre prontas para serem calçadas para melhorar a circulação sanguínea e baixar a pressão arterial.
Sabia que… bastam 150 minutos por semana de uma boa caminhada, 25 minutos por dia, para ter benefícios a nível cardiovascular. Quem tem por hábito correr pode ver reduzido o risco de doença cardíaca entre 35 a 55%.
Com o poder negativo do seu fumo e toxinas ameaça o Planeta Coração e todo o Sistema Solar da Saúde. O seu plano diabólico é semear a doença coronária, provocar a doença vascular periférica e aneurismas abdominais da aorta.
Sabia que… 20 minutos depois do último cigarro a pressão arterial e a pulsação regressam ao normal. Mantenha-se assim e deixe de fumar.
Com o seu poder de inatividade física, muitas vezes aliado à Dieta Maléfica, ameaça os vasos e artérias com a formação de placas de colesterol que ameaçam a harmonia do Planeta Coração.
Sabia que… a inatividade física acelera a formação de placas e coágulos nas artérias do coração, aumentando o risco de AVC e enfarte do miocárdio. Inverta esta tendência e pratique exercício físico.
Grande vilão do Planeta Coração que ataca o perímetro abdominal, provocando uma série de situações calamitosas como a diabetes, colesterol elevado, aumento da pressão arterial e síndrome metabólica.
Sabia que… o excesso de peso e a obesidade são fatores de risco de várias doenças, incluindo as cardiovasculares. Fale com o seu médico no sentido de encontrar estratégias que o ajudem a manter um peso saudável.
Usa o seu poder alcoólico para aumentar a pressão arterial e frequência cardíaca. Com o passar do tempo, o Dr. Etanol consegue provocar taquicardia e coágulos que podem conduzir à ruína do Planeta Coração.
Sabia que… os escassos benefícios do consumo moderado de álcool não suplantam os riscos. Se tem excesso de peso ou se sofre de alguma condição cardíaca evite beber.