Prova de Função Tubária

A Prova de Função Tubária pode ser avaliada com o auxílio da sonda do impedancimetro, colocada de maneira impermeável no canal auditivo externo, mesmo com membranas timpânicas perfuradas. Podem ser realizados três grupos de manobras: manobras passivas, manobras ativas e manobra de Valsalva. As manobras mais utilizadas são as duas últimas.
 
A função da Trompa de Eustáquio é essencial para o bom funcionamento do ouvido médio na transmissão do som através dos ossículos. Deste modo, torna-se necessário averiguar se o seu funcionamento está correto em situações de problemas do ouvido médio ou mesmo perdas de audição.
 
A Prova da Função Tubária pode ser útil para:
  • Diagnosticar patologias do ouvido médio;
  • Prevenir o aparecimento de problemas do ouvido médio, nomeadamente otites;
  • Verificar a integridade da Trompa de Eustáquio, principalmente em pacientes com perfurações timpânicas ou tubos de ventilação.


Como é realizado?

A Prova de Função Tubária é realizada por um técnico de Audiologia. Neste exame é colocada uma sonda no canal auditivo do paciente. Durante a realização do exame será solicitado que não degluta e que realize certas manobras indicadas pelo técnico.
É muito importante que o paciente colabore o máximo possível para o sucesso do exame.

Locais e Horários

Sintra
Local
Sintra
Travessa da Portela
Edifício Cintramédica
(junto à estação CP da Portela de Sintra)
Horário geral para Exames
2ª a 6ª Feira   7h-21h
Sábado 7h-17h
Nota
Informe-se acerca dos horários
e disponibilidade específicos para
este exame, através do serviço
de Apoio ao Cliente
Acordos e Protocolos
Disponíveis para este Serviço
 
Os Acordos e Protocolos apresentados poderão não estar disponíveis para todas as opções. Caso pretenda informações mais detalhadas, entre em contacto com o serviço de apoio ao cliente
Preparação Prévia
Este exame não necessita de preparação prévia.
No dia do exame
  • Receberá um talão de levantamento com a data de entrega dos resultados do exame. 
  • Pode fazer o levantamento dos seus exames em qualquer um dos locais Cintramédica disponíveis, mediante o pedido no momento da admissão.

Consultas relacionadas