ECG - Eletrocardiograma
O Eletrocardiograma é um exame não invasivo que regista a atividade elétrica do coração quando o utente está em repouso. A cada batimento é gerado um impulso elétrico que viaja pelo coração, contribuindo para o seu funcionamento, inclusive para bombear o sangue para todas as outras partes do corpo. Este registo da atividade e condução elétrica é obtido através da colocação de elétrodos metálicos ligados aos membros e a parede torácica e são depois amplificados e registados pelo eletrocardiógrafo.
Normalmente, um ECG demora aproximadamente 5 a 10 minutos. Este é um exame de rotina, rápido, seguro e indolor.
O ECG pode ser útil para conhecer:
- Extensão, localização de lesões isquémicas do miocárdio (enfarte)
- Uma variedade de alterações de ritmo e condução
- A posição anatómica do coração
- Doenças do pericárdio
- O tamanho relativo a diversas câmaras cardíacas
- Efeitos e alterações provocadas pela concentração de eletrólitos
- A influência de determinados fármacos
Como é realizado o ECG?
O eletrocardiograma é realizado por um técnico de cardiopneumologia. Será solicitado que remova as roupas da cintura para cima e que se deite numa marquesa. O técnico irá então fixar 10 pequenos elétrodos metálicos em várias partes do corpo, nomeadamente no peito, pulsos e tornozelos.
Depois de ligados os elétrodos, o utente apenas necessita de relaxar enquanto o ECG é registado. Durante o exame, o utente deve respirar normalmente, evitar falar e não fazer movimentos desnecessários.
Os resultados do teste serão analisados por um profissional especializado, que elaborará um relatório, que estará pronto quando levantar o exame.