|
O MAPA (Medição Ambulatória de Pressão Arterial) consiste na avaliação de pressão arterial ao longo do dia, durante 24 horas.
Este exame permite uma avaliação durante a atividade diária habitual, mais isenta de influências externas, como a presença do profissional de saúde. Por isso, este teste torna-se mais preciso e abrangente do que uma única avaliação isolada.
Com este teste será possível ter uma visão clara das alterações de pressão arterial ao longo do dia e noite. O que permitirá auxiliar diagnósticos médicos e também ajustar medicação se necessário.
Como é realizado?
O exame não requer uma preparação específica.
O técnico cardiopneumologista irá colocar uma braçadeira num dos seus braços e o equipamento de registo numa bolsa que ficará segura na cintura. As medições são programadas de 15 em 15 minutos durante o dia e de 30 em 30 durante a noite. Após as 24 horas deverá voltar à clínica para retirar o equipamento.
Para que o equipamento funcione como é devido, é importante que o tubo conectado à braçadeira e ao aparelho não esteja dobrado ou enrolado. Antes de cada avaliação o aparelho emitirá um som de aviso, se possível dera manter o braço imóvel.
Deverá fazer a sua vida habitual e registar num diário as informações referidas pelo técnico. Deve evitar nadar ou tomar banho nessas 24 horas, já que corre o risco de comprometer o funcionamento do aparelho.
Receberá um talão de levantamento com a data de entrega dos resultados do exame.
Pode fazer o levantamento dos seus exames em qualquer um dos locais Cintramédica disponíveis, mediante o pedido no momento da admissão.
Horário de Marcação
Acordos Disponíveis:
• ACP
• ADSE
• Advance Care
• Allianz
• ANDS Saúde
• Future Healthcare
• Medicare
• Médis
• Multicare
• RNA Medical
• Saúde Global
|