As capacidades comunicativas e linguísticas são cada vez mais valorizadas na sociedade atual como fatores de distinção pessoal e profissional. Em contexto escolar, são decisivas para as crianças e jovens serem bem sucedidos nas suas aprendizagens.
Qualquer dificuldade a este nível, não detectada, poderá trazer consequências futuras não só em relação ao percurso escolar, mas também no que respeita às oportunidades de participação na vida social e profissional.
Neste sentido, tem vindo a crescer o número de pais ou cuidadores que procuram despistar eventuais problemas que possam prejudicar o sucesso escolar dos seus educandos. O Terapeuta da Fala, em colaboração com outros profissionais de âmbito clínico e pedagógico, pode fornecer uma preciosa ajuda neste campo.
Os Terapeutas da Fala são profissionais que se dedicam ao estudo científico da comunicação humana e suas patologias, actuando ao nível da prevenção, rastreio, avaliação, intervenção em alterações da comunicação verbal e não verbal, da compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, em qualquer idade.
Comunicação: • se sente dificuldades em organizar as ideias e estruturar o teu discurso, quer a nível oral, quer escrito; • se sente que nem sempre consegue ter uma comunicação adequada ou eficaz; • se acha que precisa de melhorar a tua expressividade corporal e/ou facial; • se gostava de aperfeiçoar a capacidade de interacção social.
Linguagem: • se sente dificuldade em compreender o que ouve ou o que lê; • se considera que precisa de melhorar a performance de leitura em voz alta; • se tem dificuldade em planear e redigir textos; • se dá muitos erros ortográficos e sintácticos.
Fala: • se acha que pronuncia mal alguns sons ou palavras; • se gostava de melhorar a dicção; • se considera que a sua articulação verbal ficou alterada na sequência acidentes, tratamentos ortodônticos ou intervenções cirúrgicas; • se sente que os outros têm dificuldade em compreender--lo porque fala demasiado depressa (taquifémia); • se gagueja com demasiada frequência.
Voz: • se apresenta rouquidão persistente; • se sente dores ou cansaço após uma utilização prolongada da voz; • se nota instabilidade na qualidade da sua voz; • se não se sente confortável com a sua voz por achar que é muito grave ou muito aguda; • se considera que fala demasiado alto ou demasiado baixo.
Perturbação do Processamento Auditivo Central
É uma perturbação do sistema auditivo que impede a capacidade de analisar e intrerpertar os sons. Esta perturbação pode ser confundida com dificuldades manifestadas na vida académica por falta de aprendizagem ou inteligência, ou comportamento. A capacidade de análise e interpretação de sons desenvolve-se nos primeiros 13 anos de vida. Normalmente a criança / adulto apresenta uma audição normal, porém tem dificuldades em atribuir o significado ao som que ouve.
Características:
• Dificuldade em ouvir com ruído uma conversa • Não consegue localizar de onde vem o som • Problemas em seguir intrusões simples • Dificuldades em entender o ritmo e a entoação • Grande esforço em se manter concentrado • Problemas na leitura, escrita e linguagem • Dificuldades em pronunciar o «r» e o «l» • Sensibilidade a sons mais intensos