O que é um exame de Eco-doppler?
O Eco-doppler é um exame não invasivo que utiliza ultrassons para avaliar a circulação nos vasos sanguíneos da parte do corpo examinada.
Este exame pode ser usado para avaliar o fluxo e o sentido da corrente sanguínea nas veias e artérias, em praticamente qualquer localização, incluindo vasos do pescoço, membros superiores e membros inferiores.
O Eco-doppler possibilita o estudo de:
- insuficiências venosas dos membros inferiores (varizes);
- estenoses e tromboses vasculares periféricas (carótidas e artérias dos membros inferiores);
- permeabilidade de acessos vasculares (na hemodiálise);
- vascularização de alguns órgãos transplantados.
Como é realizado?
Para a realização deste exame, será solicitado que remova as roupas para expor a parte do corpo a ser examinada e que se deite numa marquesa. O médico irá utilizar um gel que será aplicado diretamente na sonda ou na área a examinar, para facilitar o procedimento e o sucesso dos resultados.
Como funciona?
Durante um eco-doppler são transmitidos ultrassons através dos tecidos da área a examinar. Estes ultrassons refletem nas células sanguíneas em movimento no interior dos vasos e voltam ao equipamento. Estes ultrassons são então gravados e transmitidos no ecrã, produzindo uma imagem do vaso sanguíneo. A velocidade dos ultrassons que regressam ao equipamento permite calcular a velocidade do fluxo sanguíneo no interior do vaso.
Além da imagem ecográfica do vaso, que permite observar a presença de trombos ou placas de ateroma, a avaliação do fluxo permite avaliar zonas de obstrução, que apresentam velocidades mais elevadas face à aceleração provocada pelas mesmas.
Selecione o eco-doppler que pretende marcar.