"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Eco-Doppler

O que é um exame de Eco-doppler?

O Eco-doppler é um exame não invasivo que utiliza ultrassons para avaliar a circulação nos vasos sanguíneos da parte do corpo examinada.
Este exame pode ser usado para avaliar o fluxo e o sentido da corrente sanguínea nas veias e artérias, em praticamente qualquer localização, incluindo vasos do pescoço, membros superiores e membros inferiores.


O Eco-doppler possibilita o estudo de:

  • insuficiências venosas dos membros inferiores (varizes);
  • estenoses e tromboses vasculares periféricas (carótidas e artérias dos membros inferiores);
  • permeabilidade de acessos vasculares (na hemodiálise);
  • vascularização de alguns órgãos transplantados.


Como é realizado?

Para a realização deste exame, será solicitado que remova as roupas para expor a parte do corpo a ser examinada e que se deite numa marquesa. O médico irá utilizar um gel que será aplicado diretamente na sonda ou na área a examinar, para facilitar o procedimento e o sucesso dos resultados.
 

Como funciona?

Durante um eco-doppler são transmitidos ultrassons através dos tecidos da área a examinar. Estes ultrassons refletem nas células sanguíneas em movimento no interior dos vasos e voltam ao equipamento. Estes ultrassons são então gravados e transmitidos no ecrã, produzindo uma imagem do vaso sanguíneo. A velocidade dos ultrassons que regressam ao equipamento permite calcular a velocidade do fluxo sanguíneo no interior do vaso.
Além da imagem ecográfica do vaso, que permite observar a presença de trombos ou placas de ateroma, a avaliação do fluxo permite avaliar zonas de obstrução, que apresentam velocidades mais elevadas face à aceleração provocada pelas mesmas.


Selecione o eco-doppler que pretende marcar.