Excessos na Quadra Natalícia: proteja o seu coração

data de publicação15 Dezembro 2023 entrevista a
Sara Pereira  |  Cardiologista

O Natal e o Ano Novo são épocas do ano em que são frequentes os convívios entre familiares e amigos à volta de uma mesa cheia. Esta é uma época em que podem surgir condições para o surgimento de doenças cardíacas ou até para o agravamento de doenças cardiovasculares em doentes que já estejam sob vigilância clínica. São excessos que podem conduzir os doentes a procurar ajuda médica ou ainda a ter de ir de urgência para o hospital.
Para quem sofre de doença coronária, insuficiência cardíaca ou apresenta fatores de risco para doença cardiovascular como hipertensão arterial ou diabetes, deve ter não só o cuidado para não cometer excessos, mas também ter especial atenção para não se esquecer de tomar os seus medicamentos.
Por isso, para que esta época seja repleta de alegria e saúde, trago 5 recomendações que acho essenciais para que os momentos de convívio se repitam por muitos anos.

5 Recomendações para evitar excessos na Quadra Natalícia
  1. Não se deixe stressar pelas exigências destes convívios, seja por compras de última hora, pela organização das refeições, ou por algumas situações de conflito que possam surgir.
     
  2. Tenha cuidado com os doces e com os enchidos que são ricos em sal e gordura. Às vezes estes convívios familiares prolongam-se por vários dias e é muito difícil resistir à tentação de ir petiscando. Seja moderado, o seu coração irá agradecer.
     
  3. Seja moderado no consumo de bebidas alcoólicas e pense que esta Quadra Festiva pode prolongar-se por vários dias. É mesmo importante que tenha cuidado com o excesso de álcool.
     
  4. Não deixe de tomar os seus medicamentos de acordo com aquilo que foi prescrito pelo seu médico porque é Natal e se esqueceu dos comprimidos em casa. Mantenha a sua medicação habitual, nos horários habituais, e tenha noção que, por vezes, a falha numa toma de um comprimido poderá precipitar uma doença cardíaca aguda.
     
  5. É muito importante não desvalorizar sinais que podem ser referentes a doença cardiovascular. Refiro-me a dor forte no peito que poderá irradiar para o braço esquerdo ou para a mandíbula, ou mesmo falta de ar. Isto são sinais de alarme que podem significar doença cardíaca grave e que podem requerer ajuda médica imediata. Não pense que vai passar: poderá ser grave.

Em resumo, não deixe que os excessos prejudiquem a sua saúde. Pense no Natal como uma época maravilhosa, de criação de boas memórias e convívio com familiares e amigos. Todos queremos celebrar com saúde, por muitos anos. Cuide de si para poder cuidar dos seus e para poder estar presente.

Entrevista a

Sara Pereira

Cardiologista