Gasometria



Aprenda aqui a fazer o Auto Exame da Mama

18 de Outubro de 2016

AUTO EXAME DA MAMA

Faça o auto exame de preferência na primeira semana após a menstruação e se notar alguma alteração procure o seu médico. O exame deverá ser feito com método, para que leve pouco tempo e tire o máximo benefício.


1 - PALPAÇÃO DE PÉ

De preferência durante o duche com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, levante o braço esquerdo e ponha a mão atrás da cabeça.

Com a mão direita palpe cuidadosamente a mama esquerda. Com os dedos estendidos e em pequenos movimentos circulares, faça a palpação de cada faixa, de cima para baixo.

Palpe também a axila. Não se esqueça, toda a mama deve palpada, mas dê particular atenção ao quadrante superior externo. Repita as mesmas manobras para a mama direita.


2 - PALPAÇÃO DEITADA

De preferência com uma almofada debaixo da mama que vai palpar, cumpra o mesmo método utilizado para a palpação de pé. Divida a mama em faixas verticais e horizontais e com os dedos estendidos faça a palpação de cada faixa de cima para baixo.


3 - OBSERVAÇÃO EM FRENTE AO ESPELHO

Observe as duas mamas, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mães e, por fim, com elas atrás da cabeça.

Qualquer alteração na superfície, depressão, saliência ou rugosidade é importante. Pressione o mamilo suavemente e veja se há saída de qualquer líquido ou se o mamilo está umbilicado (metido para dentro como o umbigo).


Consultas Relacionadas:
- Ginecologia/Obstetrícia

Exames Relacionados:
- Mamografia Digital

Artigos Relacionados:
- Prevenção do Cancro da Mama
 

design binário