As doenças infeciosas na gravidez aumentam o risco de complicações que podem afetar a saúde da mãe e o desenvolvimento e bem-estar do bebé, daí ser extremamente importante a prevenção e deteção precoce destas infeções.
Planear uma gravidez é um passo importante que deve transmitir ao seu médico ginecologista, no sentido de avaliar a sua saúde antecipadamente e detetar problemas de forma precoce que podem ser tratados da melhor maneira, garantindo um processo de gravidez saudável.
Parte dessa avaliação são as análises laboratoriais ao sangue que testam a presença de determinados anticorpos relativos a determinados agentes infeciosos. Exemplo dessa avaliação é a análise à Toxoplasmose. Os grupos de risco mais elevado são as mulheres grávidas, que podem transmitir a infeção ao feto, podendo provocar consequências graves ao seu desenvolvimento. Assim como, pessoas com um sistema imunitário debilitado.
A toxoplasmose é uma infeção causada por uma bactéria chamada “Toxoplasma Gondii”. Não é transmissível de pessoa para pessoa mas sim de outros mamíferos para humanos. Uma vez que tenha Toxoplasmose, será imune para toda a sua vida.
A infeção pode ocorrer pela ingestão de alimentos infetados, sobretudo vegetais, legumes crus, carne mal passada e água ou como consequência duma higiene deficitária.
A Toxoplasma Gondii pode crescer nos tecidos de muitos animais, no entanto os ovos do parasita (oócitos) só são produzidos nas células que revestem o intestino dos gatos. Outros animais podem ficar também infetados se ingerirem os ovos nos alimentos ou no solo contaminado.
Se não for imune à Toxoplasmose e durante a gravidez tiver os sintomas descritos, deve recorrer ao seu Médico:
No processo pré-concepcional devem também ser realizados outros testes, tais como:
O Dr. Miguel Pinto, médico Cirurgião e responsável pela Consulta de Hérnia Abdominal na Cintramédica, esclarece-nos sobre o que é uma hérnia inguinal.