Reabilitação Vestibular

SENTE TONTURAS OU DESEQUILÍBRIO?

Centro de Reabilitação Vestibular, uma prestação de serviços diferenciada e única no concelho de Sintra. 

A Reabilitação Vestibular (RV) consiste num método de tratamento com diversos tipos de exercícios que visam tratar situações de tontura e/ou desequilíbrio, principalmente de causa vestibular, sejam periféricos (por exemplo por uma perda súbita da função vestibular) ou centrais (mais do foro neurológico, mas também as situações de sensibilidade aumentada ao movimento, como o enjoo durante as deslocações de carro ou após períodos de menor atividade), embora também possa ser útil para outro tipo de situações, nomeadamente nas quedas dos idosos.
 
Tem como principal objetivo promover a adaptação do reflexo vestíbulo ocular (RVO), permitindo a estabilização da imagem durante o movimento da cabeça. Pretende-se com isto, se possível, minimizar as queixas de tontura, náusea e/ou desiquilíbrio, com o intuito de maximizar a independência funcional, a segurança, autonomia e qualidade de vida do doente.

Locais e Horários

Sintra
Local
Sintra
Travessa da Portela
Edifício Cintramédica
(junto à estação CP da Portela de Sintra)
Horário Reabilitação Vestibular
2ª a 6ª Feira   9h-20h
Sábado 9h-16h
Nota
Sente tonturas ou desiquilíbrio?
Marque já a sua Consulta de Vertigem.

CONSULTA DE VERTIGEM

Como é realizado?

Na Reabilitação Vestibular cada doente é avaliado previamente em Consulta de Vertigem, onde é realizado o diagnóstico adequado e imprescindível para o início e condução do programa de tratamento, e definidas as estratégias de intervenção (exercícios), que têm como objetivo minimizar as queixas e dificuldades nas atividades do dia-a-dia do doente. No final de cada programa, que pode ter um número de sessões variável dependendo da sua evolução, o doente regressa à Consulta de Vertigem onde é reavaliado o seu estado clínico.
A Reabilitação Vestibular está indicada para:
  • Lesão vestibular unilateral ou bilateral
  • Enxaqueca vestibular
  • Plano de prevenção de quedas
  • Sensibilidade aumentada ao movimento da cabeça ou do meio ambiente
Programa de Reabilitação Vestibular
Adaptado a cada caso
Os programas de Reabilitação Vestibular devem ser adaptados às causas do desequilíbrio e não obedecer a esquema único. 
  • Quando a causa é fundamentalmente vestibular realizamos exercícios em cadeira rotatória; 
  • Quando há compromisso proprioceptivo e instabilidade devem ser introduzidos exercícios para corrigir essas alterações na plataforma dinâmica; 
  • Quando há um predomínio do compromisso visual são realizadas estimulações optocinéticas (exercícios com estímulo visual discordante/móvel).
Em alguns casos a Reabilitação Vestibular é a primeira opção de tratamento, no entanto funciona também como complemento ao tratamento medicamentoso e cirúrgico.
Programa de Prevenção de Quedas
Qualquer pessoa pode sofrer uma queda
Com o aumento da esperança de vida, o número de idosos que caem com sequelas, por vezes muito graves, é cada vez maior. Acrescenta-se ainda que uma lesão vestibular bilateral (que pode decorrer do processo normal de envelhecimento), frequentemente subdiagnosticada ou não diganosticada, de acordo com a literatura atual, pode incrementar muito o risco de queda.
 
É por isso importante identificar o risco extrínseco (condições das habitações, tapetes, etc.), a (eventual) lesão vestibular, as patologias concomitantes e os fármacos que os doentes tomam, o número de quedas e quase-quedas, para depois ensinar estratégias para aumentar a atividade funcional diária, segurança, autonomia e qualidade de vida do idoso, como melhorar a marcha (com eventual introdução de auxiliar de marcha, treino de atividades quotidianas (deitar/levantar, sentar, apanhar objetos do chão, subir e descer escadas, levantar após queda, ajudas técnicas que melhorem a segurança durante a higiene diária).
 

Por tudo isso, é importante uma intervenção em comum dos vários especialistas da Unidade de Vertigem e Desequilíbrio, pois só assim é possível minimizar o número de quedas, principalmente nos idosos.

Para marcar a sua consulta ligue-nos
ou faça já a sua marcação online

Equipa

Tiago Eça
Otorrinolaringologista
Especialista em Vertigem
Vaz Garcia
Otorrinolaringologista
Especialista em Vertigem

Exames Associados

Veja os exames associados à Reabilitação Vestibular

Clique para saber mais

Posturografia Dinâmica Computorizada (PDC)
Videonistagmografia (VNG)
vHIT (Video Head Impulse Test)

Acordos e Protocolos

Não existem acordos ou protocolos para este Serviço

Consultas relacionadas