Gasometria



O que é a Gastroenterite?

20 de Julho de 2012

A gastroenterite, conhecida também sob a denominação comum de intoxicação alimentar, resulta da ingestão de alimentos contaminados por microorganismos. Caracteriza-se fundamentalmente por diarreia de início súbito, acompanhada muitas vezes por dores abdominais, vómitos e, por vezes, de febre.
As temperaturas elevadas, características do Verão, favorecem a contaminação dos alimentos por microorganismos – bactérias, parasitas ou vírus.

Assim, a medida mais eficaz para prevenir a sua ocorrência é a correcta conservação dos alimentos – nomeadamente através da refrigeração – quer antes quer após a confecção, bem como a criteriosa lavagem dos alimentos que são habitualmente consumidos crus.

Um veículo frequente para a ingestão desses microorganismos é a água, pelo que se deve ter o cuidado de apenas consumir água reconhecidamente potável. Nalguns destinos turísticos isso significa consumir apenas água engarrafada. Contudo, não nos podemos esquecer que consumimos água sob variadas forma. O gelo utilizado na confecção de bebidas, principalmente nos países com baixos índices sanitários, pode ser feito com água não potável e ser causa de doença.

Marque já a sua consulta de Gastrenterologia através do nosso site.
Poderá também marcar presencialmente ou através do nosso telefone 21 910 00 80.


Artigo escrito por:
-Dr. António Dias Pereira - Gastrenterologista da Cintramédica

Consultas Relacionadas:
-Gastrenterologia

design binário