Gasometria



Diabetes e Visão

28 de Setembro de 2011

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2030 a diabetes deva afectar 333 milhões de pessoas. Segundo a OMS, há diferença entre o aumento da prevalência da diabetes em países desenvolvidos relativamente aos países em desenvolvimento. As estimativas para 2030 são que a maioria das pessoas com diabetes nos países desenvolvidos terá idade igual ou superior a 65 anos, enquanto que a maior parte dos diabéticos nos países em desenvolvimento terão idades entre 45 a 64 anos. A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira no mundo e atinge cerca de 75% dos diabéticos com mais de 20 anos de doença. A diabetes mellitus é uma doença caracterizada por aumento dos níveis de açúcar no sangue devido a defeitos na produção de insulina no organismo, a defeitos na acção da insulina no organismo ou a ambos. Os altos níveis de açúcar no sangue lesam os vasos de todo o organismo, muitas vezes de forma silenciosa. Com a evolução da doença podem surgir uma série de complicações em diferentes órgãos como cérebro, coração, rins e olhos, entre outros.

A retinopatia diabética é uma complicação ocular da diabetes que ocorre devido à lesão dos pequenos vasos sanguíneos da retina, no interior do olho, podendo levar à cegueira. Inicialmente não dá quaisquer sintomas, podendo inclusive evoluir para um estádio muito avançado sem o doente se aperceber de qualquer alteração da visão. É por isso imperioso a vigilância regular pelo médico oftalmologista.

O diagnóstico precoce da retinopatia diabética, efectuado através do exame do fundo do olho com dilatação da pupila pelo médico oftalmologista, é muito importante para evitar a perda de visão. O exame oftalmológico deverá ser feito nos primeiros cinco anos após o diagnóstico de diabetes tipo 1 e nos primeiros meses após o diagnóstico de diabetes tipo 2, devendo depois ser repetido pelo menos anualmente. O médico oftalmologista pode complementar a sua observação clínica com um exame chamado angiografia fluoresceínica, em que se injecta um corante numa veia e em seguida se fotografa o fundo do olho durante alguns minutos, avaliando o comportamento do corante nos vasos da retina.

Marque já a sua consulta de Oftalmologia através do nosso site.
Poderá também marcar presencialmente ou através do nosso telefone 21 910 00 80.

design binário