Gasometria



Legionella - O que é? Como prevenir?

11 de Novembro de 2014

A doença dos Legionários é uma pneumonia causada por bactérias do género Legionella, sendo a espécie mais patogénica a Legionella pneumophila.

A infecção transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada, aerossóis, de dimensões tão pequenas que veiculam a bactéria para os pulmões, possibilitando a sua deposição nos alvéolos pulmonares.
 
A ingestão da bactéria não provoca infecção, nem se verifica o contágio de pessoa para pessoa. A doença atinge em especial adultos, entre os 40 a 70 anos de idade, com maior incidência nos homens.
 
Os fumadores, pessoas com problemas respiratórios crónicos, doentes renais e de um modo geral imunodeprimidos têm maior probabilidade de contrair esta doença.
 
Os sintomas incluem febre alta, tosse seca, arrepios, dores de cabeça, dores musculares, dificuldade respiratória, diarreia e/ou vómitos.
 
A bactéria do género Legionella, encontra-se nos ambientes aquáticos naturais, como lagos e rios, e também pode colonizar a rede predial de águas quentes e frias (chuveiros e torneiras), torres de arrefecimento de sistemas de climatização de ar, humidificadores, equipamentos de terapia respiratória, instalações termais, piscinas, jacuzzis e fontes decorativas.
 
O controlo e prevenção desta doença fazem-se pelo diagnóstico precoce em casos suspeitos e pelo tratamento da fonte de infecção provavelmente associada, isto é, limpeza, desinfecção e manutenção das instalações e equipamentos contaminados.
 
Para mais informações clique aqui.
design binário