O que é uma Biópsia?
A Biópsia é um exame pouco invasivo que permite analisar a saúde e a integridade de diversos tecidos do corpo: pele, pulmão, músculo, osso, fígado, rim ou baço.
O objetivo passa por detetar eventuais mudanças de forma e de tamanho das células, o que permite identificar a presença de células cancerígenas e outros problemas de saúde. Normalmente as biopsias são pedidas pelo médico quando existe a suspeita de que o tecido possui alguma alteração que não pode ser observada noutros exames.
Como se faz uma Biópsia?
Habitualmente a biópsia é feita com anestesia local ou sedação leve, tratando-se no entanto de um procedimento rápido, indolor e que não exige internamento. Durante o procedimento o médico faz a recolha do tecido, que seguirá posteriormente para análise no laboratório de anatomia patológica.
Tipos de Biópsia
O tipo de biópsia realizada difere mediante o tecido ou órgão que se pretende estudar. Caso o objetivo seja realizar uma biópsia cutânea (pele) é feita uma incisão na pele com um bisturi e removido um pequeno fragmento da pele. Por outro lado, se se pretende recolher amostras de órgãos ou tecidos mais profundos, como os rins, fígado ou tecido mamário, é feita uma punção-biópsia, na qual é utilizada uma agulha fina, que é inserida através da pele até à profundidade desejada. Em alguns casos, para que a colocação da agulha seja o mais precisa possível, a biópsia é guiada por ecografia ou TAC. Podem ser feitas ainda durante endoscopias altas, gástrica e esofágica e colonoscopias para o diagnóstico de inflamações, avaliação de pólipos e de tumores benignos e malignos.
|