É o registo contínuo de 24 horas do eletrocardiograma, durante a atividade diária normal. Enquanto o ECG convencional examina a atividade elétrica do coração durante alguns segundos, o Holter examina as alterações ao longo do dia. Este exame destina-se a detetar anomalias intermitentes e a correlacionar os sintomas com eventuais alterações do eletrocardiograma.
Permite avaliar o funcionamento do coração:
• durante as atividades diárias;
• durante o sono.
Como é realizado?
Para realizar este exame o técnico de cardiopneumologia coloca cinco adesivos no peito do paciente aos quais são ligados elétrodos que ligam ao monitor. Ao longo do dia os elétrodos detetam o padrão elétrico do coração e o monitor regista e armazena os dados para serem interpretados mais tarde pelo técnico. Normalmente o monitor é colocado numa bolsa.
O paciente pode e deve realizar as suas atividades normais, com exepção para o facto de não poder tomar duche durante o período em que está a usar o monitor. Todos os sintomas devem ser registados num diário pelo paciente, para que o médico possa comparar com a atividade do coração registada no monitor.
|