Gasometria



Exame

Eletromiografia (EMG)

A Eletromiografia (EMG) ou Eletroneuromiografia (ENMG) é um exame complementar de diagnóstico, que utiliza um conjunto de técnicas eletrofisiológicas para avaliar o sistema nervoso central, periférico e ainda a transmissão neuromuscular.
 
Como funciona?
Este exame subdivide-se em duas grandes componentes de estudo:
  • Estudo da condução nervosa (electroneurografia), realizado através da estimulação percutânea de um nervo ou segmento nervoso que irá ser captada por eléctrodos colocados à superfície da pele.
  • Estudo da actividade biomuscular (electromiografia), realizado através da inserção de um eléctrodo de agulha no músculo a estudar, permitindo a sua avaliação em repouso e durante a contracção voluntária.
 
Porquê realizar um EMG?
Uma EMG é geralmente requisitada por queixas de diminuição da força, queixas sensitivas (dor, diminuição ou perversão da sensibilidade numa determinada zona) e queixas de fraqueza muscular.
 
Notas para a realização do exame:
No caso de tomar diariamente medicamentos que interfiram com a coagulação do sangue, deve informar o médico examinador antes de iniciar o procedimento.
Deve adicionalmente evitar a aplicação de óleos ou cremes nas pernas e nos braços no dia do exame.
 

 
Horário de Marcação:
 
2ª Feira ........ 15h-19h
 
 

Pedido de Marcação / Informação

Preencha por favor os campos assinalados para efetuar o seu pedido.
Nome* Data de Nascimento*
Email* Telefone*
Dia da semana Horários
Prescrição Médica (em caso de exame)
Observações


Nota: Ao preencher este formulário está a consentir a utilização dos seus dados para comunicações informativas e de Marketing da Cintramédica, através de email (caso não concorde, utilize por favor os meios de comunicação alternativos, tais como chat online e telefone).

   Li e aceito os termos e condições relativas às políticas de privacidade e de tratamento de dados