É um exame que permite a avaliação global do equilíbrio do indivíduo, nomeadamente a importância das informações que para ele contribuem:
- Informações vestibulares (ouvido interno), provenientes das mudanças de velocidade da cabeça durante as rotações da cadeira, tanto rotatórias como nos planos horizontal e vertical
- Informações visuais recolhidas no ambiente circundante
- Informações somatosensoriais (provenientes dos ossos, articulações, músculos e da planta dos pés)
Todas estas informações são integradas e interagem no sistema nervoso central originando as “ordens” – que visam, dentro de certos limites, manter o equilíbrio e a postura adequados a cada situação, evitando assim a ocorrência de quedas. Para tal, a posturografia fornece valores e gráficos respeitantes ao papel de cada uma destas informações.
Neste exame determina-se principalmente a localização do centro de pressão (CdP) do corpo do paciente, que é colocado sobre uma plataforma (Synapsys) em diferentes condições (com olhos abertos, fechados, sobre plano fixo e móvel e sujeito a fatores desestabilizadores); as estratégias do equilíbrio que o paciente utiliza (de modo a conservar o seu CdP no interior do polígono de sustentação, formado pelos bordos externos dos pés); e os limites de estabilidade. Também o risco de queda pode ser calculado.
É a partir das informações recolhidas pela posturografia que se estabelece a maioria dos programas de Reeducação Vestibular, como também é utilizada na sua execução.
Consultas Relacionadas:
|