Gasometria



Psicologia

Serviço de Psicologia Clínica Cintramédica

Consultas e Serviços Disponíveis:
Psicologia da Criança e do Adolescente
Apoio Psicopedagógico
Psicologia Clínica do Adulto
Aconselhamento e Promoção das Competências Parentais

O Serviço de Psicologia Clínica Cintramédica foi criado para responder às crescentes necessidades da população do Concelho Sintra. Um serviço de apoio à comunidade, trabalhando com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Consulta de Psicologia Clínica
Na consulta de Psicologia Clínica proporciona-se um espaço de escuta e reflexão onde, em conjunto com o psicólogo, se procurará encontrar novas formas de pensar, sentir e agir. A consulta de psicologia clínica pode ser utilizada como um recurso pontual ou ter seguimento para um acompanhamento psicoterapêutico. O objetivo primordial é o de proporcionar bem-estar psicológico, minimizando aspetos emocionais geradores de sofrimento à criança, jovem, adulto ou idoso. Pretende-se promover o bem-estar psíquico e emocional do indivíduo, fazendo com que este atinja um nível de conhecimento confortável e positivo de si próprio, de forma a lidar de um modo mais satisfatório com os diversos desafios da sua vida.


Consulta de Psicologia da Criança e do Adolescente
Crianças e Adolescentes (do nascimento aos 18 anos)

A Psicologia da Criança e do Adolescente é uma área que se debruça sobre a criança e o seu funcionamento e que abrange a faixa etária desde o nascimento (ou até desde a gestação) até à adolescência. Para o psicólogo perceber bem a criança, é necessário que tenha presente as várias etapas do seu desenvolvimento. Durante este processo a criança vai ultrapassar fases nas quais se vai desenvolvendo e adquirindo competências que vão ser essenciais para se tornar num adulto saudável, tanto física como psicologicamente, desenvolvendo assim também a sua personalidade. A criança deve ser vista como um todo, física, emocional e intelectualmente, estando estas componentes intimamente interligadas enquanto se vão desenvolvendo. A forma como uma criança desenvolve os seus afetos vai influenciar o modo como se vai desenvolver cognitivamente e o inverso também acontece.
Desta forma, através de uma avaliação e intervenção podemos ajudar a ultrapassar qualquer problema e/ou dificuldade que surja no meio familiar e escolar. Não deixe que a situação se agrave. Peça ajuda.

Quando levar o seu filho a um psicólogo?
O momento em que devemos procurar a ajuda de um psicólogo surge como uma dúvida frequente para os pais que se vêm confrontados com uma situação difícil de resolver.
A primeira questão em que deve pensar é se o seu filho tem vindo a apresentar algum comportamento que afete o seu dia-a-dia ou mesmo a sua qualidade de vida. Esse comportamento interfere de forma significativa no relacionamento em casa, com a família, com os amigos, no seu desempenho escolar ou ainda na sua saúde de forma geral?
Se a resposta para alguma destas perguntas for sim, então deve procurar ajuda de um psicólogo que fará uma avaliação cuidada do seu filho e construirá um plano em conjunto para que as dificuldades sejam ultrapassadas.
Prolongar fatores estressantes e comportamentos inadequados do ponto de vista do bem estar podem causar sérios prejuízos à vida futura de seu filho.
A prevenção e o tratamento psicológicos na infância e na adolescência oferecem maior possibilidade ao seu filho de não cristalizar comportamentos que poderão ser nocivos à sua vida, de modo a embotar consideravelmente a possibilidade de aproveitamento das oportunidades que a vida lhe pode oferecer tanto do ponto de vista pessoal como profissional.

Intervenções da Psicologia da Criança e do Adolescente

Resultados escolares fracos; desmotivação escolar; recusa escolar, falta de métodos e hábitos de estudo
Dificuldades de Aprendizagem: Dislexia; Disortografia, …
Défice de Atenção e Concentração;
Hiperatividade
Agressividade, Ciúmes; Mau comportamento; Birras; Desobediência;
Medos e Fobias (medos frequentes, irracionais e exagerados); Terrores noturnos;
Enurese (xixi na cama), encoprese, …
Lidar com o luto e com a perda; Nascimento de um irmão,
Criança que não come; perturbações do comportamento alimentar (anorexia, bulimia, obesidade)
Promoção de Competências Parentais


Consultas de Apoio Psicopedagógico

O apoio psicopedagógico começa por uma avaliação completa sobre as causas relacionadas com as dificuldades de aprendizagem e o insucesso escolar. Depois de identificadas, é entregue um relatório aos pais com feedback e será, em conjunto com os pais e a escola, implementado um plano de intervenção adequado às dificuldades do aluno(a).
Intervenções em apoio psicopedagógico
•    Dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia, …)
•    Falta de métodos e hábitos de estudo
•    Métodos de estudo ineficazes
•    Dificuldades na gestão dos tempos de estudo
•    Dificuldades de atenção e concentração

Consulta de Psicologia Clínica do Adulto
A Consulta de Psicologia Clínica do Adulto inicia-se com o motivo pelo qual o paciente pede ajuda para depois ser feita uma avaliação e diagnóstico. O Psicólogo Clínico reúne informação sobre o indivíduo com base em métodos clínicos e, se necessário, utilizando testes estandardizados, questionários e escalas diagnosticando o problema e as suas causas. Se o Psicólogo considerar que há razão para intervir, delineia um método de intervenção e aconselhamento psicológico específico e individual.


Aconselhamento Parental

Conta-se por aí, que Freud foi um dia abordado numa festa bastante elegante por uma senhora que o questionou sobre a melhor forma de educar os seus filhos.
Ao que Freud ter-lhe-á respondido, galantemente:

"Madame, por melhor que faça, nunca fará bem." (Freud)
As consultas de Aconselhamento Parental destinam-se a abordar situações específicas e pontuais com as quais os pais se vejam confrontados no exercício da sua parentalidade, promovendo um espaço de reflexão conjunto que permita o descobrir de estratégias e soluções, promovendo o equilíbrio familiar.
 


Consulta disponível em:

@Sintra

Horário de Consultas

2ª Feira       4ª Feira           5ªFeira    6ª Feira    
8h-14h        09h30-20h         10h-16h   09h30-16h    

 


Artigos Relacionados:

- Dificuldades de aprendizagem - Psicologia Infantil
- Obesidade Infantil
- A Auto-Estima
- Porque é que os castigos não funcionam
- O que é a Dislexia? (Vídeo)

 

MÉDICOS
design binário