Histerossalpingografia

A Histerossalpingografia é um exame que recorre à utilização de Raio-X para estudar o útero e as trompas de Falópio, bastante utilizado no estudo da infertilidade feminina ou em casos em que sejam recorrentes abortos espontâneos.

Este exame é também indicado no diagnóstico e controle de tratamento de muitas outras patologias ginecológicas, tais como miomas, más-formações uterinas, entre outras.

A Histerossalpingografia é por vezes referida por médicos ginecologistas como um processo terapêutico, uma vez que são registados casos de gestações que se seguem a este exame.

 

Como é realizado?


A Histerossalpingografia deverá ser realizada, de preferência, entre o 10º e o 14º dia do ciclo menstrual (fase em que a musculatura uterina diminui de atividade).

Com apoio radioscópico, é injetado contraste na cavidade pélvica tendo como objetivo a sua opacificação total, para que seja possível analisar se existe ou não alguma obstrução na zona pélvica.

Locais e Horários

Sintra
Local
Sintra
Travessa da Portela
Edifício Cintramédica
(junto à estação CP da Portela de Sintra)
Horário geral para Exames
2ª a 6ª Feira   7h-21h
Sábado 7h-17h
Nota
Informe-se acerca dos horários
e disponibilidade específicos para
este exame, através do serviço
de Apoio ao Cliente
Acordos e Protocolos
Disponíveis para este Serviço
 
Os Acordos e Protocolos apresentados poderão não estar disponíveis para todas as opções. Caso pretenda informações mais detalhadas, entre em contacto com o serviço de apoio ao cliente
Preparação Prévia
  • Fazer uma refeição ligeira antes do exame.
  • 1 hora antes, tomar um analgésico (paracetamol 1g, ibuprofeno 400mg, metamizol 575mg).
  • Vir acompanhada.
No dia do exame
  • Receberá um talão de levantamento com a data de entrega dos resultados do exame. 
  • Pode fazer o levantamento dos seus exames em qualquer um dos locais Cintramédica disponíveis, mediante o pedido no momento da admissão.