Consulta de Nutrição Funcional
A Nutrição Funcional é uma abordagem preventiva e terapêutica adaptada e personalizada a cada indivíduo, que permite detetar desequilíbrios que conduzem a doenças. Para além de atuar no tratamento, a nutrição funcional atua na prevenção, fortalecendo os sistemas do nosso organismo para que funcionem corretamente e não adoeçam.

Regularidade das Consultas

Normalmente as consultas são mensais até atingir os objetivos definidos, exceto situações em que é necessário realizar consultas de 15 em 15 dias. Quando os objetivos são atingidos, as consultas passam a ser realizadas de 6 em 6 meses para acompanhar a evolução do cliente.

Locais e Horários

Estefânia de Sintra
Online - Videoconsulta
Local
Estefânia de Sintra
Av. Dr. Desidério Cambournac nº1 C
(frente ao Centro de Saúde de Sintra)
Horário de Consultas
6ª Feira 9h-13h

Consulta

Na primeira consulta o nutricionista coloca um conjunto de questões com o objetivo de conhecer ao máximo os hábitos alimentares e desportivos, e registar o histórico de saúde do doente. Na segunda fase da primeira consulta, o nutricionista procede às medições, nomeadamente do peso e das pregas, ou seja, medição da gordura em zonas localizadas (cintura, costas, braços e pernas). Através do histórico, das medições e da definição de objetivos desejados pelo cliente, é elaborado um plano de alimentação adequado e personalizado às necessidades do cliente.

Objetivo

O objetivo passa por trabalhar para um organismo que funciona no seu máximo potencial e bem-estar. O profissional de nutrição funcional não se limita a prescrever dietas de alimentos, mas reconhece que os alimentos e os nutrientes são capazes de modular inúmeras funções orgânicas.
A ideia de que a consulta de nutrição serve unicamente para a perda e manutenção de peso é totalmente errada e limitativa. Os nutrientes têm a capacidade de modular o funcionamento do organismo e, em caso de doença ou disfunção, estes desempenham um papel primordial no tratamento da mesma. Assim, numa situação patológica, a nutrição pode auxiliar e funcionar como complemento à terapia, para uma recuperação mais rápida e eficaz. Dado que a nutrição afeta todos os sistemas do organismo, a lista de sintomas cujo tratamento pode beneficiar com o auxílio da nutrição é infindável, no entanto deixamos-lhe alguns exemplos:

  • Diabetes, colesterol elevado, hipertensão;
  • Doenças autoimunes: psoríase, tiroidite de Hashimoto, artrite reumatóide, lúpus, doença celíaca;
  • Depressão;
  • Hipotiroidismo, hipertiroidismo;
  • Fadiga, anemia;
  • Distúrbios gastrointestinais.

Profissionais da Especialidade

Para marcar a sua consulta ligue-nos
ou faça já a sua marcação online

Acordos e Protocolos

Disponíveis para este Serviço
 
Os Acordos e Protocolos apresentados poderão não estar disponíveis para todas as opções. Caso pretenda informações mais detalhadas, entre em contacto com o serviço de apoio ao cliente
Imagiologia
Ressonância Magnética
Teste à Covid-19
na saliva