Consulta de Hérnia Abdominal
Uma hérnia abdominal é um defeito localizado na parede abdominal, um orifício que permite a passagem anormal do intestino ou de outras estruturas intra-abdominais.

Surgem por um defeito congénito, por relevantes alterações metabólicas dos tecidos, pela combinação aleatória destes ou por deficiente cicatrização das feridas de cirurgias abdominais prévias.


Este defeito pode passar despercebido, uma vez que demora algum tempo a gerar sintomas. No entanto, o tratamento não deve ser adiado.

É importante a remoção da hérnia quando diagnosticada porque pode ocorrer um estrangulamento, situação em que o intestino é apanhado e os tecidos morrem por falta de fluxo sanguíneo (gangrena). Pode originar uma complicação grave que implica uma cirurgia de urgência e estabelece um sério risco de vida.

Através desta consulta especializada será realizado um exame físico e, caso seja necessário, encaminhado a realizar exames de imagem, para que se chegue ao diagnóstico final e posterior definição de tratamento.
 

Locais e Horários

Sintra
Local
Sintra
Travessa da Portela
Edifício Cintramédica
(junto à estação CP da Portela de Sintra)
Horário de Consultas
3ª Feira 10h-12h

Tipos de hérnia abdominal


Hérnia Inguinal

Surge na virilha embora nos homens possa crescer e chegar a encher o escroto. Representa 75% das hérnias da parede abdominal. Em média em cada oito homens, um já teve, tem ou irá ter uma hérnia inguinal.


Hérnia Femoral

Mais frequente nas mulheres e acontece imediatamente por baixo da virilha, na raiz da coxa. Devido às suas características anatómicas, a frequência de complicações graves é maior.


Hérnia Umbilical

Localizada no umbigo. É mais frequente nas mulheres. Pode ocorrer durante a gravidez e em doenças que causam um aumento significativo da pressão intra-abdominal.


Hérnia Epigástrica

Surge na linha média do abdómen, entre o umbigo e o esterno. Nos doentes muito obesos pode causar dor e ser de difícil deteção, sendo necessário para o seu diagnóstico técnicas de imagem que ajudem a excluir doenças intra-abdominais.
 

Hérnia Incisional

Os doentes submetidos a uma cirurgia abdominal correm o risco de desenvolver uma hérnia ao nível da incisão, numa percentagem que pode chegar aos 20%. Cerca de 50% ocorrem durante o primeiro ano após a cirurgia. Estas são as hérnias com maior risco de reincidência e, se negligenciadas, podem atingir grandes dimensões.


Hérnia De Spiegel

É uma forma rara de hérnia da parede abdominal e é de difícil deteção. Os estudos de imagem são muito importantes, especialmente em doentes obesos. Ocorre lateralmente, a cinco ou seis centímetros da linha média do abdómen.


Hérnia Recidivada

Qualquer uma das hérnias apresentadas anteriormente que podem reaparecer depois de corrigidas. Devem ser tratadas por especialistas, dada a elevada tendência ao seu reaparecimento.

Prevenção

As hérnias não podem ser evitadas, mas podemos reduzir a probabilidade do seu aparecimento evitando hábitos que enfraquecem os tecidos tais como fumar, má nutrição, dietas que reduzem o peso em pouco tempo, entre outros.

Médicos da especialidade

Para marcar a sua consulta ligue-nos
ou faça já a sua marcação online

Acordos e Protocolos

Disponíveis para este Serviço
 
Os Acordos e Protocolos apresentados poderão não estar disponíveis para todas as opções. Caso pretenda informações mais detalhadas, entre em contacto com o serviço de apoio ao cliente

Consultas relacionadas