Gasometria



Benefícios do Pilates Clínicos nas atividades do dia-a-dia

21 de Fevereiro de 2017

O Pilates Clínico consiste num método de exercício terapêutico que pode ser praticado pelas diferentes faixas etárias. 

Os exercícios do método tradicional de Pilates são divididos em diferentes níveis com dificuldade gradual, que se adaptam a cada pessoa.
Os níveis iniciais dão mais suporte no tronco e membros para que a musculatura abdominal seja feita de forma mais eficiente e sejam evitadas compensações musculares que poderão vir a causar ou a agravar lesões.
 
O Pilates Clínico tem como benefícios:
 
1) MELHORIA DA POSTURA
Os exercícios de Pilates Clínico devem ser realizados com um alinhamento postural correto. A prática regular da modalidade permitirá ao indivíduo melhorar a sua consciência corporal e ativar a sua musculatura postural de forma mais eficiente, melhorando assim a postura.
 
2) AUMENTO DA FORÇA E DA RESISTÊNCIA MUSCULAR
As aulas de Pilates Clínico também envolvem exercícios com pesos e outros equipamentos que permitem o aumento da força muscular e resistência muscular. Além disso, a prática regular promove uma maior tolerância ao esforço, combatendo o sedentarismo.
 
3) AUMENTO DA FLEXIBILIDADE
É essencial que haja uma componente de alongamentos durante as aulas de Pilates Clínico. A manutenção da mobilidade é essencial para o dia-a-dia. Pessoas com pouca flexibilidade têm tendência a ter uma postura mais incorreta e a realizarem mais compensações musculares  desnecessárias durante as atividades de vida diárias, sobrecarregando por vezes as articulações.
 
4) ALÍVIO DA DOR ARTICULAR E MUSCULAR
O Pilates Clínico é uma modalidade de exercício terapêutico. Como tal, apresenta benefícios no alívio da dor e na recuperação de lesões músculo-esqueléticas através da prática de exercícios devidamente adaptados à condição do indivíduo.
 
5) ACELERAÇÃO DA REABILITAÇÃO PÓS-LESÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES
A prática de exercício ajuda na recuperação de várias lesões músculo-esqueléticas, permitindo ainda que mantenha a condição física enquanto recupera. A maioria das lesões músculo-esqueléticas estão relacionadas com a má postura e com a realização de movimentos repetitivos ao longo do dia. O Pilates Clínico atua como um método de prevenção de lesões, uma vez que promove o correto alinhamento postural através da atividade física.
 
6) MELHOR CONCENTRAÇÃO
A concentração é um dos princípios base do Pilates para que os exercícios sejam realizados corretamente. Com a prática regular, será mais fácil concentrar-se ao realizar determinados exercícios que sejam mais exigentes e estes benefícios também se traduzem posteriormente noutras tarefas do dia-a-dia.
 
7) ALÍVIO DA TENSÃO MUSCULAR, STRESS E PROMOÇÃO DO BEM ESTAR
O Pilates Clínico é uma modalidade de exercício mais calma, comparativamente às modalidades tradicionais que se praticam no ginásio. Isto permite que a aula além de um momento de aprendizagem, também possa ser um momento de descontracção, onde pode socializar com todos os participantes e distrair-se da sua rotina diária.
 
Artigo escrito pela Equipa da Unidade de Medicina Física e Reablitação.
 

 
Serviços Relacionados:
 
design binário