Gasometria



Entrevista ao Dr. Líbano Monteiro, médico dentista com formação específica em Implantes de Carga Imediata.

23 de Janeiro de 2017

 



 O DR. LÍBANO MONTEIRO É UM MÉDICO DENTISTA COM  FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM IMPLANTES DE CARGA  IMEDIATA  E UMA REFERÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE ORAL.

 

O que são implantes de Carga Imediata? 
Os implantes de carga imediata consistem na colocação de um “dente” provisório logo após a colocação do implante, devolvendo de imediato o conforto, a estética e a função mastigatória. Este tratamento tanto pode ser utilizado em faltas de dentes totais ou parciais, como em casos de colocação de um único dente.
 
O que difere os implantes de Carga Imediata dos restantes implantes dentários?
A maior comodidade de ter imediatamente um dente colocado tem apenas a limitação do implante necessitar de óptima estabilidade. Para tal é preciso uma favorável situação do osso, visível na avaliação pré-cirúrgica.

 


 EM PORTUGAL SÃO REALIZADOS ENTRE 80 A 120 MIL  IMPLANTES POR ANO

 

De que forma é feita a cirurgia para colocação do implante? 
A cirurgia é semelhante à colocação de um implante normal, a maioria vezes sem abertura da gengiva. Para o paciente não há diferença, mas exige uma estabilização melhor que um implante normal.
 
A recuperação do pós-operatório é dolorosa? 
Como numa colocação normal, não há incómodo após a cirurgia, podendo ser necessário um período de medicação anti-inflamatória.
 
Qual o tempo de recuperação deste tipo de intervenção? 
Depende muito da complexidade do caso e do número de implantes. Mesmo nos casos mais complexos não é habitual haver mais de um dia de recuperação.
 
Apesar da elevada taxa de sucesso (95%) na colocação de implantes de carga imediata, existem na verdade 5% de casos que correm menos bem. Nestas situações existe tratamento possível? 
Sim. Como em tudo na vida, e os implantes não são excepção, existem sempre intervenções que correm menos bem e o cliente acaba por ter de recorrer novamente aos nossos serviços. Nesses casos mais específicos, a solução passa por dar início a um novo processo e voltar a colocar um novo implante. Não há rejeição do implante, ao contrário do que é por vezes referido. O que acontece é uma cicatriz entre o implante e o osso, que não permite a fixação.
 
Quais são as grandes vantagens para o doente que opte por colocar implantes de carga imediata? 
A grande vantagem dos implantes de carga imediata é a colocação de um “dente” provisório logo no dia da cirurgia, o que permite recuperar de imediato o conforto, a estética e a função mastigatória. A opção por esta técnica permite também ao doente um período de reabilitação mais curto e mantém a estrutura óssea.
 
A experiência do médico é determinante no sucesso da colocação do implante? 
Sim, pode dizer-se que é determinante. Um médico que faça uma média de 50 ou mais implantes de carga imediata por mês, é um médico que tem mais experiência na realização do ato cirúrgico e, por isso, maior probabilidade de sucesso na sua execução. Em muitas áreas profissionais, é com a experiencia do dia a dia que o profissional vai melhorando e aperfeiçoando a sua capacidade e nos implantes passa-se o mesmo. O médico melhora a sua técnica a cada cirurgia que faz, portanto é natural que quanto maior o número de intervenções feitas, maior é a sua capacidade para as fazer bem.

  

 O DR. LÍBANO MONTEIRO CONTA COM MAIS DE 10.000  IMPLANTES REALIZADOS

 

Qual o segredo para manter a qualidade neste tipo de serviços face ao aparecimento de clínicas "lowcost"?
Não existe um segredo que possamos apontar ou definir como a chave de sucesso deste tipo de tratamento. Na verdade, a oferta deste tipo de serviço tem vindo a crescer de forma exponencial no nosso país, embora seja já uma prática recorrente noutros países, nomeadamente nos Estados Unidos da América. O sucesso deste tipo de tratamento está associado ao profissionalismo e conhecimento dos médicos que o fazem, à forma como são feitas as cirurgias, à experiência e à componente técnica utilizada. O termo "lowcost" ou "barato" induz muitas vezes os doentes em erro, uma vez que em muitos casos, o doente acaba por ter de voltar a fazer o mesmo tratamento anos mais tarde, o que acaba por aumentar o valor inicialmente previsto. Na Cintramédica garantimos um serviço de excelência através de parcerias com as melhores marcas mundiais, que nos dão garantias a longo prazo.
 
O facto de cada vez mais se apostas em espaços como a Cintramédica, que colocam à disposção do cliente um leque diferenciado de serviços clínicos, é determinante na decisão do utente em escolher o local para cuidar da sua saúde?
Sim, sem dúvida. Hoje em dia o ser humano tem cada vez menos tempo para utilização de serviços médicos, seja por motivos profissionais ou familiares, e o aparecimento de clínicas de saúde como a Cintramédica, que concentram uma enorme oferta de serviços num só lugar, acaba por ser uma mais-valia para o utente. Por outro lado, um cliente precisa de ser sentir seguro e sentir a confiança de um apoio de retaguarda noutras áreas tão importantes para a saúde como a Cardiologia, Imagiologia ou Cllínica Geral.
 
Durante muito tempo criou-se o estigma de que só nos grandes centros urbanos existiam clínicas e médicos capazes de resolver os diversos problemas de saúde. Considera que hoje isso ainda é uma realidade?
Não creio. Hoje em dia as pessoas já começam a ter noção de que não é só no centro de Lisboa que estão os melhores médicos, até porque muitas vezes os médicos trabalham em diversos locais ao mesmo tempo. Este é um estigma que considero que tem tendência a desaparecer, porque hoje as pessoas já começam a confiar a sua saúde a clínicas situadas nos arredores da cidade. Um bom exmplo disso é a Cintramédica, uma clínica de referência do concelho de Sintra, que consegue juntar num único espaço um conjunto diversificado de serviços, garantindo em todos eles uma resposta rápida e de qualidade.

 


Serviços Relacionados:
- Implantes de Carga Imediata

 

 

design binário