Gasometria



70% dos portugueses sofrem de dores nas costas

14 de Outubro de 2016

Sete em cada dez portugueses sofrem de dores nas costas, mas poucas pessoas sabem a quem recorrer quando têm dores.
 
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia as “doenças degenerativas da coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho em todo o mundo”.
 
Na maioria dos casos, as pessoas desvalorizam as queixas e não procuram ajuda, quando na verdade há tratamentos capazes de diminuir ou mesmo eliminar a dor. A idade, o esforço, o sedentarismo, os movimentos incorretos e uma postura errada são os principais fatores de risco para o aparecimento de dores na coluna.
 
De forma a prevenir e diminuir o risco de incidência destas lesões, a equipa de Fisioterapia da Cintramédica elaborou um conjunto de dicas que o vão ajudar a evitar dores nas costas:
 
1) Carregar corretamente bolsas, sacolas, malas: Distribuir o peso igualmente nos dois braços. Evitar sobrecarregar apenas um lado do corpo, que pode ocasionar desvio na coluna.
 
2) Fazer exercício físico: O exercício físico é excelente para a coluna porque fortalece os músculos e ajuda a melhorar a postura. 
 
3) Fazer alongamentos: Os alongamentos ajudam a diminuir e prevenir as dores na coluna, melhorando a sua mobilidade e flexibilidade.
 
4) Agachar corretamente: O ideal é dobrar os joelhos, mantendo a coluna reta. 
 
5) Evitar andar de salto alto: Diminui o comprimento dos músculos, cria deformações ósseas e altera a postura.
 
6) Adotar uma postura correta: 
          a) Em Pé - Distribuir o peso igualmente pelos membros inferiores, costas direitas, ombros para trás e cabeça alinhada. 
          b) Sentada – Sentar em cima dos membros inferiores com as pernas a fazer um ângulo de 90ºcom o tronco, sempre com os pés bem apoiados. Não deve permanecer muito tempo sentado.
          c) Deitada - Usar almofadas adquadas. Evitar dormir com muitas almofadas. Se costuma dormir de lado, utilize uma almofada entre os joelhos. Caso durma de barriga para cima, coloque uma almofada por baixo dos joelhos.
 
 
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