Gasometria



A importância de aprender a ler e a escrever em idade infantil

20 de Dezembro de 2016

Todas as crianças precisam de preparação e treino para poderem aprender a ler e a escrever. Durante o processo de aprendizagem é importante que a criança seja capaz de segmentar uma sequência de sons em frases, frases em palavras, palavras em sílabas e estas nos sons que as compõem, bem como ser estimulada para a reflexão sobre a oralidade. O sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita está relacionado com o desempenho da criança na oralidade, portanto é natural que crianças com fraco desempenho na produção e na perceção de enunciados orais sejam as que apresentam maiores dificuldades durante o processo de aprendizagem.

Sinais de alerta
• A criança utiliza um discurso muito imaturo com a troca/omissão de alguns sons da fala;
• Apresenta dificuldade em aprender palavras novas;
• Tem dificuldade em compreender/executar tarefas;
• Não conta uma história que ouviu ou um acontecimento do dia-a-dia;
• Utiliza frases incompletas ou com erros gramaticais;
• Utiliza com frequência palavras sem significado efetivo (“aquela coisa” “ aquilo ali”);
• Tem dificuldades em memorizar músicas, lengalengas;
• Revela dificuldades em dividir as palavras em sílabas ou realizar rimas;
• Fica rouco com frequência;
• Gagueja com esforço físico; 
• Memoriza sons verbais;
• Localiza os sons que ouve;
• Não entende quando alguém fala rápido.

 
O que pode fazer para promover um bom desenvolvimento da leitura e escrita do seu filho? 
 
1. Pedir à criança para dividir as palavras em silabas e posteriormente em sons/letras;

2. Realizar jogos de rimas;
 
3. Pedir à criança para dizer palavras que comecem por determinado som/letra (ex: “vamos dizer palavras começadas com /P/”);
 
4. Estimular a utilização e memorização de lengalengas e “trava-línguas”;
 
5. Desenvolver o interesse por livros através da leitura, recontar histórias e imaginar/adivinhar os finais das mesmas;
 
Estes “jogos de estimulação” podem ser feitos em qualquer lado (carro, praia, casa), podem envolver toda a família de uma forma única e divertida e contribuem para o desenvolvimento eficaz da leitura e escrita.


A Terapia da fala no processo de aprendizagem da leitura e escrita
 
O Terapeuta da Fala é o profissional que atua na prevenção de possíveis alterações ao nível da linguagem, fala e processamento auditivo central, bem como nas alterações da leitura e escrita, promovendo a aquisição de competências necessárias para a aprendizagem e o sucesso escolar.
 
Hoje em dia é cada vez mais importante a comunicação e a linguagem ao nível do desenvolvimento cognitivo, socialização ou auto-estima, e como possíveis alterações nestas áreas podem ter consequências ao nível das aprendizagens e, posteriormente, na aquisição da leitura e escrita. Deste modo, é fundamental identificar e corrigir de forma precoce qualquer alteração no desenvolvimento da linguagem e fala, para que a criança possa ter um desenvolvimento global eficaz e harmonioso.
 
O rastreio deve ser feito no período pré-escolar, de forma a reduzir a incapacidade da criança e prepará-la para os novos desafios futuros, nomeadamente a entrada na escola.
 

Consultas Relacionadas:
- Terapia da Fala
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