Gasometria



Dormir bem é essencial para a sua saúde

23 de Outubro de 2015

Dormir bem e o número adequado de horas é determinante para a nossa saúde e bem-estar. Todos já tivemos uma noite mal dormida, no entanto quando esses distúrbios se tornam recorrentes podem ser prejudiciais para a nossa saúde e para a forma como nos comportamos em sociedade.

A falta de sono pode causar diversos problemas a curto ou a longo prazo, nomeadamente obesidade, a diabetes, alterações de sentido de humor, perdas de memória ou doenças cardiovasculares.
 
A necessidade fisiológica do sono está intimamente relacionada com a idade, pelo que à medida que envelhecemos o nosso corpo vai tolerando menos horas de sono, mas nunca menos de sete.

O número de horas que precisamos de dormir varia consoante diversos factores, nomeadamente a idade, a condição física e o estado de saúde. Para além disso, existem algumas recomendações que ajudam o corpo a descansar: evitar o consumo de cafeína e de álcool antes de se deitar e não deixar o telemóvel ou o relógio na mesa-de-cabeceira.





Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo:
 Cansaço e sonolência durante o dia;
• Irritabilidade, alterações repentinas de humor;
 Perda da memória de fatos recentes;
 Lentidão no raciocínio;
 Desatenção e dificuldade de concentração.

Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: 
 Envelhecimento precoce;
• Obesidade;
 Diabetes;
• Doenças cardiovasculares;
• Perda de memória.
 
 
Conselhos para dormir melhor:
• À noite de preferência a alimentos de fácil digestão e não exagere nas quantidades;
• Evite o café e derivados de cafeína antes de ir para a cama;
• Não durma com a televisão ligada;
• Apague sempre todas as luzes;
• Feche bem as janelas para evitar ser acordado pela luz da manhã;
• Opte por colchões confortáveis e silenciosos;
• Não deixe o telemóvel ou o relógio junto à cama;
• Tome um banho quentes antes de ir dormir para relaxar os músculos.
 
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