Gasometria



Dia Mundial do Coração. Sabe se o seu é saudável?

29 de Setembro de 2015

No Dia Mundial do Coração, descubra que hábitos deve mudar no dia-a-dia para manter o seu coração saudável. Para a equipa de técnicos da Unidade de Cardiologia da Cintramédica, a prática regular de actividade física, uma dieta equilibrada, a manutenção do peso ideal e o controlo diário da pressão arterial são alguns dos factores que contribuem para um coração mais forte por muito mais tempo.

Torne-se activo

A prática de exercício físico de forma regular é essencial e ajuda-o a sentir-se bem. Para além de ajudá-lo a manter o peso ideal, a actividade física torna o seu coração mais forte, minimizando o risco de doenças cardiovasculares.

Exercitar o corpo durante 30 a 60 minutos por dia, várias vezes por semana, traz muitos benefícios:
Controla e previne pressão arterial alta, o colesterol elevado e obesidade;
Diminui os níveis de stress;
Aumenta a energia;
Melhora o sono e a digestão;
 
Se tiver dúvidas quanto ao tipo de exercício físico que deve realizar, consulte o seu médico para escolher a actividade física mais adequada para si.
 
Mantenha uma alimentação saudável
 
Um dos principais factores para melhorar a sua saúde é manter uma alimentação rica e equilibrada. Uma alimentação saudável deve seguir alguns padrões que ajudem a diminuir os riscos de doenças e que melhorem consideravelmente o desempenho do seu corpo.
 
1. Consuma muitas frutas e vegetais. A riqueza destes alimentos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes são fundamentais para proteger a sua saúde e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.
 
2. Dê preferência aos peixes gordos. Comer pelo menos três vezes peixe por semana, de preferência peixes gordos como o salmão, atum ou sardinha, ajuda a regular os batimentos do seu coração e melhoram a resistência dos vasos sanguíneos.
 
3. Tenha atenção às gorduras e ao colesterol. Evite comer gorduras saturadas provenientes de carnes gordas, bolachas, bolos e lacticínios gordos. Por fim, reduza o consumo de sal nas suas refeições e mantenha a sua pressão arterial baixa.
 
4. Reduza o sal. A redução do consumo de sal nas refeições que preparar ajudam a manter a pressão arterial baixa.
 

 

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