Gasometria



Exame

Ecocardiografia Fetal

A Ecocardiografia Fetal é um exame que permite detectar anomalias cardíacas no feto. Apesar de demorar entre 15 a 60 minutos, dependendo da dificuldade e complexidade do exame, a ecocardiografia fetal é um exame indolor, sem riscos para a grávida ou para o bebé, que pode ser repetido várias vezes. 

A realização deste exame é feita por um médico especialista em Cardiologia Pediátrica, que utiliza um aparelho semelhante ao usado nas ecografias obstétricas, aplicando técnicas diferentes que permitem estudar o fluxo de sangue dentro do coração.
 
Durante a realização do exame o médico observa o interior do coração do bebé e as grandes artérias e veias que entram no coração, o que permite verificar se existe algum problema grave. Sempre que detectado um problema no coração do feto, o cardiologista pediátrico explica à grávida a doença, respectivas consequências para a vida e tratamentos, e elabora um relatório para entregar ao obstetra que acompanha a gravidez. 
 
A Ecocardiografia Fetal deve ser feita entre as 18 e as 24 semanas de gravidez, altura em que o desenvolvimento do feto já permite detectar qualquer tipo de alteração. Normalmente, este exame é realizado sempre que há suspeitas de malformação no coração do bebé.

As situações mais comuns são:
• Malformações cardíacas dos pais, irmãos ou familiares directos
• Doenças maternas (Diabetes, doenças reumáticas)
• Medicamentos ou drogas tomadas pela Grávida
• Detecção, no feto, de malformações de outros órgãos
• Detecção de anomalias dos cromossomas do feto (Trissomia 21, Trissomia 18, etc)
• Patologia própria da Gravidez
• Suspeita, na Ecografia Morfológica realizada pelo Obstetra, de que possa haver uma malformação no coração do feto
 

Pedido de Marcação / Informação

Preencha por favor os campos assinalados para efetuar o seu pedido.
Nome* Data de Nascimento*
Email* Telefone*
Dia da semana Horários
Prescrição Médica (em caso de exame)
Observações


design binário